Vacina da gripe é eficaz? Tire dúvidas
- Não vire a Pagina
- 9 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

Todos os anos, o governo federal realiza uma campanha nacional de vacinação voltada a pessoas mais vulneráveis ao vírus da gripe. Desta vez, a campanha começa na quarta-feira (10). Segundo dados do Ministério da Saúde, até março deste ano já foram notificados 232 casos de influenza e 50 de morte no país.
O Ministério divulgará o número de doses e metas somente no lançamento da campanha. Em 2018, foram adquiridas 60 milhões de doses..
Como age o vírus da gripe?
Na verdade, são vários os tipos, subtipos e linhagens de vírus causadores da gripe. Eles entram no corpo principalmente pelas vias respiratórias. O contato com pessoas doentes e com objetos contaminados são as principais formas de transmissão.
A queda das temperaturas no outono e no inverno tende a aumentar as aglomerações de pessoas em lugares fechados, sem ventilação. Portanto, são maiores também os riscos de pegar a doença.
De acordo com o médico infectologista Dr. Robson Poul Lucas Tiossi, o vírus da gripe ataca as vias respiratórias e pode causar infecções. Por isso, os sintomas comuns são irritações no nariz, na garganta, espirros, febre, dores no corpo e cansaço. O vírus pode também pode provocar infecções mais graves, como nos pulmões (pneumonia).
Como a gripe derruba a imunidade da pessoa doente, pode abrir as portas para bactérias e induzir a um problema ainda mais sério. Em casos extremos, as infecções podem levar à morte.
A vacina realmente me protege?
É muito maior a probabilidade de que a pessoa não desenvolva a gripe após tomar a vacina, mesmo que tenha contato com o vírus.
A vacina permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação, sem ter que pegar a doença e, portanto, sem o desconforto dos sintomas. Segundo o Dr. Tiossi, é possível que, se chegar a ficar doente, o paciente adquira uma forma muito mais branda da gripe, pois estará mais resistente.
FONTE:https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/04/09/vacina-da-gripe-e-eficaz-tire-duvidas.ghtml
FEITO POR: Victoria Camilly
Comments