top of page

O perigo do suicídio!!

  • Foto do escritor: Não vire a Pagina
    Não vire a Pagina
  • 9 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Tem sido muito frequente a fala de crianças e adolescentes sobre a descrença com a vida. Alguns verbalizam com muita tranquilidade, mas a maioria fica introspectiva, e muda, sutilmente, o comportamento. Mas o que fazer quando seu filho manifesta o desejo de se matar?

Ex.: Aline mostrava-se quieta e fechada em seu quarto. Sempre com livros . Aos olhos de seus pais parecia que estava crescendo, e amadurecimento, mais focada nos estudos. Desta forma, os pais “respeitavam” este momento e a deixavam quieta. Não queriam interromper o que acreditavam ser apenas dedicação aos estudos. Enquanto os pais comemoravam a dedicação aos estudos, apenas deixando-a quieta em seu quarto, Aline utilizava os livros espalhados para ter “sossego” e nutrir o sentimento de descrença com a vida. Um comportamento alimentando outro.

Aline estava em um mundo onde tudo era frio, solitário. Conversando com ela por mais de três encontros, puderam perceber que a jovem garota de 11 anos estava assustada com a violência do mundo noticiada na TV e em sua linha de tempo das redes sociais, além de se ver como um peso para família neste momento de crise financeira.

Aline acreditava que ao se matar seria um ato de amor a mãe e que, diante de tanta violência retratada pelos noticiários, seria, também, um alívio para ela ir precocemente e não se arriscar neste “mundo mau”.

Uma menina amorosa, doce, no entanto, machucada com algumas situações que tão pequena teve que encarar: separação dos pais; abandono do pai; mudança de cidade; perda de amigos; nova turma na escola; luta da mãe para manter as despesas em dia; solidão.



Uma limpeza do passado e um ajuste no presente para que percebesse que tem um futuro possível. Falamos sobre sonho. Ela não sabia sonhar. O pé no presente arraigado a impedia de ver futuro. Então, começamos a faxinar e retirar os pensamentos derrotistas e o desejo de pôr fim a uma vida que tem tudo para ser brilhante.


Mas no final de tudo isso a Aline de 11 anos desistiu de se matar, seus pais ficaram tão feliz e aliviados, e então ela disse que agora vai ser mais diferente, pois no passado só pensava em coisas ruins e esquecia que existia alegria no mundo.



Crianças e adolescentes precisam ter sonhos. Sonhos a pequeno, médio e longo prazo. Viver envolvidos om a vida de adultos pode tirar a perspectiva de sonhos se o que se mostra são apenas as lutas árduas. Adultos pessimistas geram crianças descrentes com a vida.





Raissa




Comments


© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page