O mundo digital e a educação
- Não vire a Pagina
- 26 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
A tecnologia ajuda na educação

Utilizar a tecnologia em sala de aula representa extrema melhoria no desempenho de alunos e também dos educadores.
Os nativos digitais estão altamente ligados com a tecnologia e, por isso, é necessário um esforço maior da nossa parte, os imigrantes digitais, para compreender e atingir essas novas mentes. Adaptar a metodologia de ensino para se adequar às necessidades educacionais é um bom começo. É uma forma de incorporar dispositivos e meios utilizados no dia a dia dos mais jovens, aos métodos de ensino.
É sempre importante que os profissionais da área da educação estejam atentos às novidades, desde grupos de estudo em redes sociais até a atividades digitais interativas de aprendizagem. Assim, é possível fazer com que a escola se aproxime um pouco mais do mundo dos alunos, para além da sala de aula, fugindo um pouco do modelo “tradicional” de aprendizagem. Alguns estudiosos defendem que a experiência e o contexto agregam muito mais para o aprendizado dessa geração.
“Como educadores, podemos e devemos ajudar os mais jovens, individualmente, a perceber o que vale a pena guardar na memória”, diz Mark Prensky, educador e inventor da expressão “nativos digitais”.
Um simples laboratório de informática não é mais suficiente para a demanda de informação da nova geração. Lousa digital, plataformas on-line de estudo e atividades digitais são algumas ferramentas que podem aumentar o interesse pela matéria estudada. Como o conteúdo é apresentado ao aluno, faz a diferença na forma como ele é absorvido. A experiência, mais uma vez, contribui para que a criança e o adolescente possam entender o contexto dos diversos temas apresentados, e a escola se adaptar à forma como ele recebe essa informação.

Raissa
Comments