6 transformações digitais com sucesso da educação no Brasil
- Não vire a Pagina
- 26 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
A transformação digital no Brasil pode conduzir à democratização da educação e nivelar o conhecimento dos estudantes das diversas realidades .

-A transformação digital chegou para ficar. Itinerários formativos devem se adaptar às novas tecnologias, como a realidade aumentada ou o Big Data.
-As instituições educativas não podem deixar passar a oportunidade de liderar esta transformação digital se querem conectar com as novas gerações.
-Tecnologias estão pensadas para o desenvolvimento das novas competências digitais que o mercado de trabalho demanda.
1. Aprendizado em 3D

Os ambientes em 3D facilitam a criança no aprendizado de coisas ou assuntos complexos e até mesmo com um ponto de motivação.
2. Gamificação

A gamificação educativa não é simplesmente só em jogar videogame. E sim também consiste em uma metodologia que permite a internalização de conhecimentos de forma lúdica, gerando uma experiência positiva no aluno.
3. Aprendizado colaborativo

A evolução da internet permitiu que o aprendizado colaborativo e todas as sinergias relacionadas sejam possíveis. Uma metodologia dinâmica que permite desenvolver habilidades, como o trabalho em equipe, o espirito crítico ou as relações interpessoais.
4. Youtube e o ensino

A Internet também está mudando o papel dos professores. Se antes nós assistíamos a aulas magistrais, com monólogos intermináveis, agora estes profissionais apostam pelas novas tecnologias e redes sociais para compartilhar o seu conhecimento. Os “professores youtubers” utilizam o poder do audiovisual para conectar com a audiência de uma forma mais amigável, próxima e muito inspiradora.
5. Robótica e programação

O pensamento robótico e a programação são tendências que tem cada vez mais aceitação entre as instituições educativas. Dentro de um contexto digital, estas dinâmicas potenciam o raciocínio lógico, a compreensão de conceitos abstratos e a aquisição de conhecimentos informáticos para a vida diária.
Contar com um pensamento global sobre estas duas áreas possibilita uma maior adaptação ao desenvolvimento já desenfreado das novas tecnologias.
6. Machine Learning

O Big Data aplicado à educação, também conhecido como machine learning, permite melhorar a experiência formativa dos usuários através do poder dos dados. Esta tecnologia proporciona informação sobre o que funciona e o que não.
Estabelecendo padrões de conduta, o formador pode adaptar seu programa às necessidades específicas de cada aluno, ou seja, este sistema mede o progresso do aluno e detecta se ele precisa de informação complementar ou se tem que enfatizar em determinados conceitos.
Raissa
Comentarios